Cidadania e Desenvolvimento Os Jovens e a Saúde Mental

“A turma 9ºI concluiu, no passado dia 31 de maio, o projeto "Os Jovens e a Saúde Mental", desenvolvido na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento com a com a presença quinzenal da terapeuta de meditação, Vanda Jacinto, da professora Filomena Lopes da EMAEI, e da professora da disciplina, Lara Lopes. Em balanço, ficam os testemunhos desta atividade:

"Em Janeiro deste ano, 2022, o Universo quis que o meu caminho cruzasse o caminho da Turma do 9 I. Começámos devagar a compreender o que é meditar, para que serve esta ferramenta e como a posso utilizar no meu dia-a-dia. No final do ano letivo, acredito que a maioria dos alunos ficou com a capacidade de realizar meditação.

Quero partilhar que, foi muito bom estar com esta turma. São jovens adolescentes muito especiais que têm tudo para serem Grandes na Vida! Agradeço a todos me terem acolhido tão generosamente: a turma 9 I, a Prof. Lara Lopes, a Prof. Filomena Lopes, o Dr. Miguel Silva e o Prof. Ricardo Matos por me ter lançado este desafio. Este projeto faz parte do Voluntariado de Meditação, que pratico pelo meu Lavanda-Centro Bem Estar, cuja parceria com a Escola só foi possível pela disponibilidade do Diretor da Escola, Rodolfo Viegas. A todos Vós, Bem Hajam!"

Vanda Jacinto, terapeuta de Meditação Juvenil Consciente

"Ao deparar-me com a minha participação numa atividade de meditação, senti uma certa inquietação, que rapidamente se transformou numa agradável surpresa de momentos muito agradáveis de calma e bem-estar, vividos com os alunos do 9º I e a sua professora de Cidadania. Obrigado Dr.ª Vanda pela partilha de conhecimentos e pela sua disponibilidade."

Professora Filomena Lopes, EMAEI (Equipa Multidicisplinar de Apoio à Educação Inclusiva).

" A possibilidade de partilhar com os alunos esta experiência foi muito enriquecedora, a nível pessoal e profissional. Acredito que, no futuro, os alunos irão recordar-se das reflexões que, em conjunto, realizámos acerca dos nossos comportamentos e das nossas escolhas. Agradeço a colaboração da Dr.ª Vanda, da professora Filomena Lopes e de todos os professores e alunos envolvidos"

Professora Lara Lopes, Cidadania e Desenvolvimento