Visita às Salinas

No âmbito da disciplina de Ciências Naturais, os alunos das turmas 5.ºD, 5.ºE, 5.ºF e 5.ºI foram às Salinas do Samouco. Observaram vários exemplares de biodiversidade vegetal e animal, em especial as aves, e aprenderam um pouco sobre a produção de sal, um processo importante da cultura local.

A docente que dinamizou a visita, prof. Carla Caria, agradece a disponibilidade de todos os professores que acompanharam a visita e aos alunos que nela participaram.

Encontro Erasmus

Entre os dias 24 e 29 de abril a Escola EB 2,3 El-ReiD. Manuel I recebeu os seus parceiros do projeto ERASMUS + "Together we can - Theater is an art without borders it is the art of freedom".

Participaram neste encontro professores e alunos de escolas da Itália, Turquia e Lituânia.

Olimpíadas Portuguesas da Biologia

 Realizou-se no passado dia 23 de março a segunda eliminatória das Olimpíadas Portuguesas da Biologia do escalão Júnior.

Num total de 867 alunos qualificados a nível nacional, das diferentes instituições públicas e privadas, o balanço final da atividade foi muito positivo para os alunos do Agrupamento de Escolas de Alcochete, tendo o aluno Pedro dos Santos Afonso, do 9.º H, ficado qualificado nos 10 primeiros lugares da Categoria Júnior 9º ano.

Projeto MAIA

"De que falamos quando falamos de avaliação?

Convite - Ação de (in) formação para pais e encarregados de educação do AEA

O enquadramento legal do sistema educativo, desenvolvido nos últimos anos, lança à escola e, consequentemente, a toda a comunidade educativa, o desafio de uma escola inclusiva, capaz de criar respostas educativas, promotoras do sucesso de todos e de cada um dos alunos e alunas. A operacionalização do conceito de inclusão implica mudanças profundas, para as quais é, indiscutivelmente, necessário o envolvimento e participação de TODOS e de cada um dos membros da comunidade escolar: alunos, professores, técnicos e encarregados de educação. 

A questão central do projeto MAIA (Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação) é a de estabelecer uma correlação entre as práticas de avaliação pedagógica, nas suas dimensões formativa e sumativa e a melhoria das aprendizagens dos alunos. Trata-se, pois, de desenvolver processos pedagógicos refletidos e participados, implicando, necessariamente, todos os intervenientes, num conceito de avaliação pedagógica focado no sucesso das aprendizagens dos alunos. 

Neste âmbito convidam-se todos os pais e encarregados de educação dos alunos e das alunas do AEA a participar nas sessões de (in)formação referidas, a realizar nos dias 19 e 30 de maio de 2022, pelas 18:45m, no auditório José Caninhas, sito na Escola Secundária de Alcochete, com a distribuição/organização seguintes:

19 de maio - Pais e encarregados de educação dos alunos da Educação Pré-Escolar, 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico.

30 de maio - Pais e encarregados de educação dos alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário.

A vossa presença é fundamental! Por motivos de organização e logística, agradece-se a confirmação da presença.

Conteúdos da sessão: 

  1. Apresentação/divulgação do PI MAIA, AEA 
  2. De que falamos quando falamos de avaliação? 

2.1- Brainstorming 

2.2- Clarificação de conceitos (avaliação formativa, avaliação sumativa, classificação) 

  1. Testes e OUTROS processos de recolha de informação.
  2. A escola: ontem, hoje e amanhã (mudança de paradigma em reposta à mudança das necessidades da sociedade) 
  3. Espaço aberto: questões e esclarecimentos. Encerramento.

A Equipa do Projeto MAIA do Agrupamento de Escolas de Alcochete

 

 

 

 

Parlamento dos Jovens

Hoje foi o primeiro dia de trabalhos da tão esperada sessão do Parlamento dos Jovens- Ensino Básico . Um dia marcado pela ótima prestação cidadã dos nossos alunos do AEA Ricardo Margal e Luísa Teixeira que com os restantes colegas do distrito conseguiram fazer aprovar o projeto de recomendação, aprovado na nossa escola, para amanhã ser discutido na tão aguardada Sessão Plenária.

O aluno jornalista,

Francisco Coelho

Todos os direitos reservados © 2021. AEAlcochete.

Search