Aviso de Abertura_Técnicos Superiores

"Abertura do procedimento concursal comum para a constituição de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado para o preenchimento de dois postos de trabalho do Agrupamento de Escolas de Alcochete, na categoria de técnico superior, da carreira de técnico superior, no âmbito do exercício da atividade de formador."

Projeto - Coisas nossas do Passil

Quando há um ano tomámos conhecimento que a Escola Básica do Passil iria sofrer profundas alterações, bem como a localidade onde está inserida, começámos a delinear um projeto cultural e social, baseado na memória desta comunidade. Um projeto que envolvesse a comunidade educativa do Passil.

Coisas Nossas do Passil, atividade inscrita no Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escolas de Alcochete, pretende através de práticas informais de partilha, revelar e valorizar aspetos do meio onde estamos inseridos. O objetivo em si é muito simples, mas com um foco muito preciso. Ajudar a enriquecer socialmente e culturalmente toda uma comunidade. A do Passil. É um projeto que se alimenta e cimenta diariamente e que não pretende esgotar-se a curto/médio prazo.

A Escola sendo, por excelência, o principal polo de desenvolvimento social e cultural é o ponto de união de todos os aspetos do meio ambiente em que está inserida e por isso o motor de toda uma comunidade.

Feita esta pequena apresentação, queremos convidar toda a comunidade do Agrupamento de Escolas de Alcochete a visitar-nos, onde temos uma pequena exposição experimental que chamamos Maquete, e viajar pelos espaços digitais de divulgação (Blogue, Facebook e Instagram) com o nome Coisas Nossas do Passil, que foram criados e que tem tido contribuições da comunidade envolvente.

Site: https://coisasdopassil.blogspot.com/

Facebook: https://www.facebook.com/coisasdopassil/

Instagram: https://www.instagram.com/coisas.nossas.do.passil/

Os docentes e não docentes da Escola Básica do Passil

Plano Nacional das Artes

No âmbito do Plano Nacional das Artes, decorreu de 23 a 27 de janeiro na EB 2,3 El-Rei D. Manuel I, a atividade "A Arte tem Pinta? Ou a Pinta tem Arte?". Estiveram envolvidas 12 turmas do 2º e 3º ciclos, com os alunos a realizarem objetos artísticos que estiveram expostos na Sala Polivalente da Escola. Assista ao vídeo realizado pela Equipa do PNA: AQUI

XXV Encontro Internacional de Jovens Cientistas das Escolas Associadas da UNESCO

Entre os dias 24 e 27 de janeiro de 2023 as alunas Joana Isabel Parrochinha Silva, Lara Romão dos Santos e Matilde de Serpa Soares representaram o Agrupamento de Escolas de Alcochete no XXV Encontro de Jovens Cientistas das Escolas Associadas da Unesco, em Santarém. A partilha foi feita com outros alunos portugueses, mas também com espanhóis, andorranos, alemães, italianos, angolanos, brasileiros e americanos.

As alunas destacaram-se pela forma original através da qual defenderam um modelo pedagógico aliado à arquitetura, procurando demonstrar uma perspetiva diferente daquilo que é a escola, com o objetivo de promover a felicidade, a sustentabilidade e a inclusão para todos os alunos: "School is freedom - School with flow":

Nas palavras das alunas "sentimo-nos privilegiadas por podermos ter uma oportunidade de marcar a diferença através do nosso contributo e dar voz a todos aqueles que não têm"; "acreditamos que, após a nossa participação neste encontro, a educação tornar-se-á nossa aliada", conseguimos antecipar, cada vez mais, a construção de uma Escola cada vez mais Democrática!

Vídeos da apresentação: Parte1Parte2Parte3

Projeto UNESCO – AE Alcochete

Prof.ª Cristina Alves & Prof.ª Lia Nunes

Projeto Bioética ConVida

No âmbito do Projeto de Bioética ConVida, em articulação com as disciplinas de E.M.R.C. e Ciências Naturais, os alunos da Escola E.B. 2, 3 El-Rei D. Manuel I elaboraram um Mural Digital, utilizando a ferramenta Padlet. Esta atividade insere-se na Comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos ocorrida no passado mês de dezembro. Para o ano letivo 2022/2023, o direito humano escolhido foi : " O Direito à alimentação".

Link:  https://padlet.com/celialibnez/7w648qtgy95hexbe

Projeto Bioética ConVida (Agrupamento de Escolas de Alcochete - Bioética ConVida (aealcochete.edu.pt))

Prof.ª Célia Fonseca

Projeto Bioética ConVida