Gabinete de Aconselhamento Vocacional

Gabinete de Aconselhamento Vocacional Gabinete de Aconselhamento Vocacional da Escola Secundária

Entrou em funcionamento, na segunda-feira, dia 16 de março de 2026, o Gabinete de Aconselhamento Vocacional. Os alunos do ensino secundário passam, assim, a dispor de um reforço no acompanhamento assegurado pelos psicólogos do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO), no âmbito do aconselhamento vocacional.

Esta resposta visa disponibilizar um horário de atendimento mais alargado, possibilitando um acompanhamento presencial, personalizado e ajustado às necessidades dos alunos, quer em contexto individual, quer em pequeno grupo.

O gabinete encontra-se localizado à esquerda da entrada da biblioteca da ESA (sala 2), devidamente sinalizado, constituindo um espaço de apoio que promove a reflexão sobre o percurso académico e profissional, bem como o apoio nos processos de tomada de decisão relativos ao futuro académico e formativo dos alunos.

Este acompanhamento contempla, igualmente, intervenção ao nível da gestão da ansiedade, particularmente relevante neste período de proximidade à realização dos exames nacionais.

 

 

Olimpíadas Nacionais de Filosofia

Escola Secundária de Alcochete recebeu a final das Olimpíadas Nacionais de Filosofia
 
Nos dias 5 e 6 de março, a Escola Secundária de Alcochete acolheu a fase final das XIV Olimpíadas Nacionais de Filosofia. A iniciativa reuniu 42 escolas, 72 alunos finalistas e 62 professores que integraram o júri nacional e as diferentes comissões.
A prova consistiu na redação de um ensaio filosófico, com a duração de três horas, a partir de um entre cinco tópicos revelados apenas no momento da prova. As atividades decorreram na Biblioteca da escola e incluíram também momentos no Fórum Cultural de Alcochete e na Biblioteca Municipal de Alcochete. Ao longo do evento, alunos e professores participaram ainda em diversas palestras e atividades culturais.
Entre os resultados alcançados destacam-se os alunos do AEA Vasco Leal, medalha de prata e  Caetana Aguadeiro e Mara Oliveira, distinguida com uma menção honrosa. 
 
Parabéns a todos os participantes!
 
         

Exames e Provas 2026

Consulte todas as informações relacionadas com os Exames e Provas a realizar em 2026 - Aqui

Parlamento dos Jovens

A Escola D. Manuel I mais uma vez na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens
 
Decorreu, esta segunda-feira, a Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens – Ensino Básico que, neste ano letivo tem como tema “Literacia Financeira: os Jovens Contam”.
Os alunos Samuel Cunha (9.ºB), Raquel Esteves (9.º J) e Marta Caieiro (9.º J) representaram a escola EB El-Rei D. Manuel I de forma exemplar, defendendo com grande responsabilidade e clareza as medidas construídas na Sessão Escolar.
O resultado da prestação dos nossos alunos foi a melhor!
Conseguiram ser a escola mais votada para representar o Distrito de Setúbal na Sessão Nacional a realizar nos dias 11 e 12 de maio na Assembleia da República, tendo o aluno Samuel Cunha sido eleito para Porta-Voz do Distrito de Setúbal.
Nesta sessão, também a nossa aluna Carolina Lobo (9.º F), Vice-Presidente da Mesa da Sessão Distrital se destacou pelo empenho e responsabilidade na condução dos trabalhos ao longo do dia!
Pela dedicação, empenho e sentido democrático os nossos quatro alunos estão de parabéns!
 
A professora coordenadora do Programa Parlamento dos Jovens- Ensino Básico (AEA)
Eduarda Adriano
 
 
 
 

Semana da Empatia

 
 
Entre os dias 6 e 13 de fevereiro, o Agrupamento de Escolas (AEA), através do PES, dinamizou a Semana da Empatia, onde integrou as comemorações do Dia dos Afetos (11 de fevereiro).

Foi uma semana dedicada ao reforço do nosso compromisso com o bem-estar socioemocional, a cidadania, o respeito pelo ambiente e a excelência educativa, envolvendo ativamente toda a comunidade escolar.

Ao longo destes dias, vivemos momentos especiais que fortaleceram laços e promoveram relações mais empáticas e afetivas:

Momento do Abraço – Alargado a toda a comunidade escolar, realizou-se no dia 11 de fevereiro, às 10h30, 15h30 e 21h00, enchendo a escola de gestos simples, mas cheios de significado.

 Lanche Partilhado – Um tempo de convívio e partilha que reforçou o espírito de união.

 Troca de Mensagens – Palavras que aqueceram corações e espalharam sorrisos.

 Entre as atividades dinamizadas destacaram-se ainda:

-O Jogo Eco-Empático, promovendo a escuta ativa e a compreensão do outro;
- Sessões de cinema com momentos de reflexão orientada sobre empatia e relações humanas;
 -Iniciativas solidárias, incentivando a capacidade de ajudar o próximo e fortalecer o sentido de comunidade.

Foi uma semana repleta de significado, participação e partilha, que demonstrou, mais uma vez, que pequenos gestos podem fazer uma grande diferença.

Todos os direitos reservados © 2021. AEAlcochete.

Search